Escoriações e engripamento das peças são as duas piores coisas que ocorrer em um motor.
A escoriação ocorre quando a temperatura superficial, de uma ou duas superfícies metálicas em contato, atinge o ponto de fusão do material, permitindo que se desprenda uma pequena quantidade do material em fusão. Isto deixa uma fenda minúscula em uma das superfícies e um depósito firmemente preso (soldado) na outra superfície de contato.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYfyhZeFpoYKRnZlUvNYnw-w0xF8eTHc05NqLHVbYg0i8QU4h4NO83UoLENk8OyrENfQ93zZfoH_xpYrND4NwOJKpWeYe8hqML5GLHxG71LyiPD7wdS_fBUyk_3pMTm3mjDSwG2IbUa4s/s400/fig5_1.jpg)
Como ocorre a escoriação.
Normalmente a escoriação inicia-se como uma pequena perturbação, difícil de notar e identificar.
No entanto, se não forem eliminadas as causas que a provocam, também as áreas adjacentes serão prejudicadas, pois as partículas de metal arrancadas, sendo mais duras do que a superfície metálica circunvizinhas, provocarão a ruptura do filme de óleo lubrificante e a elevação da temperatura devido ao atrito.
Com isso, a escoriação se alastrará pelas áreas próximas, tornando-se mais visíveis e mais graves, com sulcos e riscos típicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOOunouNIKP1UgX5qLnqyDvNLEdux1qf2p-9SfTHCZm_JxnfD_lOFscbxm44VEZ2utvMuB2fOl4cXpHbnPIc56XvQFBSGuGDsVEATuE7nZOwUiB_hmtxTTKN1AoLEgQ-ynaVN23vpyBr8/s400/fig5_2.jpg)
Um pistão intensamente escoriado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIFdsI_83-RJ2bilq7pK1O6l9maWxILEs3oP1Z0vMr1rhtHNcXcMvuMu6Aui3qkXllSLrWE3Ih5M9Qd4-whHMvJrMhKJXvS6F3kglrmECtFDyliOYQCFeLY90-2XfEvLEWYsUodOlm_34/s400/fig5_3.jpg)
Anéis, pistão e camisas escoriados porque o pistão foi instalado com folga insuficiente
Obs.: O engripamento pode ser considerado como um caso agudo de escoriação, no qual os sulcos e riscos são notadamente maiores.
Uma maneira de identificar se uma superfície sofreu escoriações é examinar-se sua coloração.
Isto é possível porque a escoriação é sempre resultante de uma excessiva quantidade de calor transmitida a uma superfície de contato e, com isso, como o calor excessivo modifica a coloração dos metais, pode-se identificar a escoriação, procurando regiões com cores diferentes nas superfícies dos anéis, pistões, cilindros camisas, bronzinas, etc.
As colorações que ocorrem com a escoriação podem variar de amarelo claro a azul escuro e são semelhantes na aparência às cores encontradas em metais aquecidos a várias temperaturas.
Sob uma lente de aumento o metal, no centro da área escoriada, deverá apresentar-se riscado no sentido do movimento da peça. A ilustração abaixo mostra bronzinas e anéis submetidos a escoriação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiENHsrpwc5oeZpPrjIbzYUGHtPob9z3aprqYIM5uOfcMUrowwj5k0Ky5aa1meO8a9OQnzVKtz1ccAVpVhcPuxvS2GeABeq22ZYFhhbZA3d9zOTCIbWKiMnfs9RlBYj14uKU4Dwzmbf8c/s400/fig5_4.jpg)
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A escoriação ocorre quando a temperatura superficial, de uma ou duas superfícies metálicas em contato, atinge o ponto de fusão do material, permitindo que se desprenda uma pequena quantidade do material em fusão. Isto deixa uma fenda minúscula em uma das superfícies e um depósito firmemente preso (soldado) na outra superfície de contato.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYfyhZeFpoYKRnZlUvNYnw-w0xF8eTHc05NqLHVbYg0i8QU4h4NO83UoLENk8OyrENfQ93zZfoH_xpYrND4NwOJKpWeYe8hqML5GLHxG71LyiPD7wdS_fBUyk_3pMTm3mjDSwG2IbUa4s/s400/fig5_1.jpg)
Como ocorre a escoriação.
Normalmente a escoriação inicia-se como uma pequena perturbação, difícil de notar e identificar.
No entanto, se não forem eliminadas as causas que a provocam, também as áreas adjacentes serão prejudicadas, pois as partículas de metal arrancadas, sendo mais duras do que a superfície metálica circunvizinhas, provocarão a ruptura do filme de óleo lubrificante e a elevação da temperatura devido ao atrito.
Com isso, a escoriação se alastrará pelas áreas próximas, tornando-se mais visíveis e mais graves, com sulcos e riscos típicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOOunouNIKP1UgX5qLnqyDvNLEdux1qf2p-9SfTHCZm_JxnfD_lOFscbxm44VEZ2utvMuB2fOl4cXpHbnPIc56XvQFBSGuGDsVEATuE7nZOwUiB_hmtxTTKN1AoLEgQ-ynaVN23vpyBr8/s400/fig5_2.jpg)
Um pistão intensamente escoriado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIFdsI_83-RJ2bilq7pK1O6l9maWxILEs3oP1Z0vMr1rhtHNcXcMvuMu6Aui3qkXllSLrWE3Ih5M9Qd4-whHMvJrMhKJXvS6F3kglrmECtFDyliOYQCFeLY90-2XfEvLEWYsUodOlm_34/s400/fig5_3.jpg)
Anéis, pistão e camisas escoriados porque o pistão foi instalado com folga insuficiente
Obs.: O engripamento pode ser considerado como um caso agudo de escoriação, no qual os sulcos e riscos são notadamente maiores.
Uma maneira de identificar se uma superfície sofreu escoriações é examinar-se sua coloração.
Isto é possível porque a escoriação é sempre resultante de uma excessiva quantidade de calor transmitida a uma superfície de contato e, com isso, como o calor excessivo modifica a coloração dos metais, pode-se identificar a escoriação, procurando regiões com cores diferentes nas superfícies dos anéis, pistões, cilindros camisas, bronzinas, etc.
As colorações que ocorrem com a escoriação podem variar de amarelo claro a azul escuro e são semelhantes na aparência às cores encontradas em metais aquecidos a várias temperaturas.
Sob uma lente de aumento o metal, no centro da área escoriada, deverá apresentar-se riscado no sentido do movimento da peça. A ilustração abaixo mostra bronzinas e anéis submetidos a escoriação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiENHsrpwc5oeZpPrjIbzYUGHtPob9z3aprqYIM5uOfcMUrowwj5k0Ky5aa1meO8a9OQnzVKtz1ccAVpVhcPuxvS2GeABeq22ZYFhhbZA3d9zOTCIbWKiMnfs9RlBYj14uKU4Dwzmbf8c/s400/fig5_4.jpg)
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