Leia também a 1ª parte e 2ª parte.
B - Passagem ou tela de filtragem de óleo entupidas
Quando isto ocorre, a bomba de óleo não consegue sugar o óleo do carter e fazê-lo circular pelo sistema, acarretando os mesmos problemas descritos no item anterior.
Por essa razão esses componentes também devem ser cuidadosamente inspecionados, limpos e desobstruídos de forma a garantir a livre circulação do óleo através deles.
C – Válvula de alivio da pressão do óleo emperrada na posição aberta ou com mola quebrada.
Deve-se suspeitar dessa válvula quando a pressão do óleo é baixa. Qundo a mola da válvula de alívio da pressão do óleo está quebrada, com tensão reduzida ou a válvula engripada na posição aberta, temos como resultado, uma baixa pressão de óleo no motor e os riscos de escoriação e engripamento já mencionados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIgdlinDpvzBSBwOnZ9H_6fP5_W1HjQYWymv_lJLQTetNlMpS-MnKkvdECpYwzV1B98eqLiVFyY8A7_4Q1FWhKQ1KIE5lY5F5sbrdmNPkyaXAHWRxB5k25_w_gqYktrhT4E-1KGqI/s400/Fig5_7.jpg)
Uma válvula de alívio da pressão do óleo com a mola quebrada.
É necessário, portanto, desmontá-la para examinar se não está nas condições acima descritas e, dependendo do caso, recondicioná-la ou substituí-la.
D – folga incorreta nos mancais.
Um motor novo com folgas corretas nos mancais e pressão normal da bomba de óleo tem um sistema de lubrificação equilibrado, graças ao qual cada área do motor recebe óleo suficiente para lubrificar adequadamente todas as partes móveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi68tdF5QQhOg-za2F84ZgG6Tei7UyGwNKnRBE9ZwDHWsrGXkqHE4SFPeRq6Fv3hdQey2c-hUMz7NbEHJtdGCPL98ya3kfo6AnTkDTa6WV5pJQPtM0E01GNPALdDjsHW1x2Rh7WXK0/s400/Fig5_8.jpg)
Um sistema de lubrificação equilibrado lubrifica corretamente todas as partes móveis.
Por isso, durante uma reforma, todas as folgas de mancais deverão ser corrigidas para o limite recomendado, para que não se altere esse equilíbrio do sistema de lubrificação.
Se, por exemplo, substituímos apenas as bronzinas dos mancais e bielas, o que vai acontecer é que por estes mancais vai passar menos óleo, porque suas folgas vão ficar menores, enquanto que, nos outros mancais, como sua folga são maiores devido ao desgaste pelo uso, a quantidade de óleo que passa por eles vai aumentar e com isso, o sistema fica desequilibrado, com alguns lugares dando passagem e muito óleo e outros, a pouco óleo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4d5a7Z6VRYu9zCzwT4NuuCvaMgTLV4tZ4bgkO626hwQ_VDjApZYDaZVGHZANbMjJQwJ5X_BW5UJZYkH73lyuXEQLcf6XwSMnRR8VRsnRjS7xZrDa5dtsHCJQs-DJ-NmMgycnD9t4/s400/Fig5_9.jpg)
Um sistema de lubrificação desequilibrado pode provocar escoriações devido a falta de lubrificação em alguns pontos.
Como consequência disso, o que pode ocorrer é que, como o óleo lançado pelos mancais de biela serve também para lubrificar os anéis e pistões, diminuindo-se sua quantidade, poderá não haver óleo suficiente para lubrificá-los corretamente, acarretando-lhes escoriações e engripamento.
Quando a reforma não exigir a desmontagem completa do motor, qualquer verificação relativa à folga excessiva dos mancais do comando de válvulas deverá ser feita nessa oportunidade.
Um outro ponto ainda a ser observado é que em muitos motores, existem um sistema composto de uma série de engrenagens e mancais.
Se esses mancais estiverem excessivamente gastos, o óleo irá atravessá-los com muita facilidade, impossibilitando à bomba de óleo manter uma pressão normal, essa diminuição na pressão do óleo, principalmente em motores cujos pistões são resfriados a óleo, também poderá provocar o engripamento dos anéis e dos pistões.
E – Óleo contaminado
Se o óleo lubrificante do motor estiver contaminado como outras substâncias ou muito usado, não cumprirá a contento suas funções de formar uma película que evite o contato de metal com metal entre as partes móveis do motor.
Com isso, haverá um maior atrito entre essas partes, uma maior temperatura nas superfícies em contato e poderão ocorrer escoriações ou engripamento do motor.
A contaminação do óleo do motor poderá ocorrer:
· Pela penetração de água do sistema de arrefecimento no circuito de óleo, através de juntas que não vedam bem ou por rachaduras no bloco e cabeçotes, entre outros.
· Pela diluição de combustível no óleo lubrificante quando o carburador (ou bico injetor) estiver mal regulado ou defeituoso ou quando houver um afogador automático emperrado ou mesmo através de uma bomba de combustível com vazamento interno (Isso é conhecido como “lavagem de cilindro”).
· Pelos resíduos (corrosivos) da combustão quando houver excessiva passagem de gases para o carter.
F – Baixo nível de óleo no carter.
Quando isso acontece, a bomba de óleo, em determinadas circunstâncias, por não haver óleo suficiente para abastecê-la, trabalha em vazio e a pressão de óleo, em todo o circuito, cai a zero.
B - Passagem ou tela de filtragem de óleo entupidas
Quando isto ocorre, a bomba de óleo não consegue sugar o óleo do carter e fazê-lo circular pelo sistema, acarretando os mesmos problemas descritos no item anterior.
Por essa razão esses componentes também devem ser cuidadosamente inspecionados, limpos e desobstruídos de forma a garantir a livre circulação do óleo através deles.
C – Válvula de alivio da pressão do óleo emperrada na posição aberta ou com mola quebrada.
Deve-se suspeitar dessa válvula quando a pressão do óleo é baixa. Qundo a mola da válvula de alívio da pressão do óleo está quebrada, com tensão reduzida ou a válvula engripada na posição aberta, temos como resultado, uma baixa pressão de óleo no motor e os riscos de escoriação e engripamento já mencionados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIgdlinDpvzBSBwOnZ9H_6fP5_W1HjQYWymv_lJLQTetNlMpS-MnKkvdECpYwzV1B98eqLiVFyY8A7_4Q1FWhKQ1KIE5lY5F5sbrdmNPkyaXAHWRxB5k25_w_gqYktrhT4E-1KGqI/s400/Fig5_7.jpg)
Uma válvula de alívio da pressão do óleo com a mola quebrada.
É necessário, portanto, desmontá-la para examinar se não está nas condições acima descritas e, dependendo do caso, recondicioná-la ou substituí-la.
D – folga incorreta nos mancais.
Um motor novo com folgas corretas nos mancais e pressão normal da bomba de óleo tem um sistema de lubrificação equilibrado, graças ao qual cada área do motor recebe óleo suficiente para lubrificar adequadamente todas as partes móveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi68tdF5QQhOg-za2F84ZgG6Tei7UyGwNKnRBE9ZwDHWsrGXkqHE4SFPeRq6Fv3hdQey2c-hUMz7NbEHJtdGCPL98ya3kfo6AnTkDTa6WV5pJQPtM0E01GNPALdDjsHW1x2Rh7WXK0/s400/Fig5_8.jpg)
Um sistema de lubrificação equilibrado lubrifica corretamente todas as partes móveis.
Por isso, durante uma reforma, todas as folgas de mancais deverão ser corrigidas para o limite recomendado, para que não se altere esse equilíbrio do sistema de lubrificação.
Se, por exemplo, substituímos apenas as bronzinas dos mancais e bielas, o que vai acontecer é que por estes mancais vai passar menos óleo, porque suas folgas vão ficar menores, enquanto que, nos outros mancais, como sua folga são maiores devido ao desgaste pelo uso, a quantidade de óleo que passa por eles vai aumentar e com isso, o sistema fica desequilibrado, com alguns lugares dando passagem e muito óleo e outros, a pouco óleo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4d5a7Z6VRYu9zCzwT4NuuCvaMgTLV4tZ4bgkO626hwQ_VDjApZYDaZVGHZANbMjJQwJ5X_BW5UJZYkH73lyuXEQLcf6XwSMnRR8VRsnRjS7xZrDa5dtsHCJQs-DJ-NmMgycnD9t4/s400/Fig5_9.jpg)
Um sistema de lubrificação desequilibrado pode provocar escoriações devido a falta de lubrificação em alguns pontos.
Como consequência disso, o que pode ocorrer é que, como o óleo lançado pelos mancais de biela serve também para lubrificar os anéis e pistões, diminuindo-se sua quantidade, poderá não haver óleo suficiente para lubrificá-los corretamente, acarretando-lhes escoriações e engripamento.
Quando a reforma não exigir a desmontagem completa do motor, qualquer verificação relativa à folga excessiva dos mancais do comando de válvulas deverá ser feita nessa oportunidade.
Um outro ponto ainda a ser observado é que em muitos motores, existem um sistema composto de uma série de engrenagens e mancais.
Se esses mancais estiverem excessivamente gastos, o óleo irá atravessá-los com muita facilidade, impossibilitando à bomba de óleo manter uma pressão normal, essa diminuição na pressão do óleo, principalmente em motores cujos pistões são resfriados a óleo, também poderá provocar o engripamento dos anéis e dos pistões.
E – Óleo contaminado
Se o óleo lubrificante do motor estiver contaminado como outras substâncias ou muito usado, não cumprirá a contento suas funções de formar uma película que evite o contato de metal com metal entre as partes móveis do motor.
Com isso, haverá um maior atrito entre essas partes, uma maior temperatura nas superfícies em contato e poderão ocorrer escoriações ou engripamento do motor.
A contaminação do óleo do motor poderá ocorrer:
· Pela penetração de água do sistema de arrefecimento no circuito de óleo, através de juntas que não vedam bem ou por rachaduras no bloco e cabeçotes, entre outros.
· Pela diluição de combustível no óleo lubrificante quando o carburador (ou bico injetor) estiver mal regulado ou defeituoso ou quando houver um afogador automático emperrado ou mesmo através de uma bomba de combustível com vazamento interno (Isso é conhecido como “lavagem de cilindro”).
· Pelos resíduos (corrosivos) da combustão quando houver excessiva passagem de gases para o carter.
F – Baixo nível de óleo no carter.
Quando isso acontece, a bomba de óleo, em determinadas circunstâncias, por não haver óleo suficiente para abastecê-la, trabalha em vazio e a pressão de óleo, em todo o circuito, cai a zero.
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