![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYlRjI_Cbk5vweR-4dVXotg4B5k590v-kXLE_sGY-3SweZPEyxPB1rjw7328HojWpbqZdMNom9g_USdilth6ZObmGSDli-9jepKy4nYJU19C03oU0H1X9SUIejdcC7gwUygvio-bUKQJc/s320/3579351.roubada_na_viagem___carro_atolado_turismo_224_298.jpg)
Na lama é melhor usar marcha reduzida quanto mais espessa a lama, mais baixa deve ser a marcha. Em camadas espessas de lama, mantenha o veiculo em movimento para não atolar.
Ao dirigir na areia, muito solta (como nas praias ou dunas) os pneus tendem a afundar isto causa efeito sobre a direção, aceleração e frenagem. Para melhor a tração, reduza levemente a pressão de ar dos pneus ao dirigir sobre a areia.
Se o veículo atolar
Jamais gire as rodas se o veiculo estiver atolado. O método conhecido como balanço pode ajudar a desatolar, porém seja cuidadoso.
Balançar o veículo para desatolar
Primeiramente, gire o volante da direção para esquerda e para direita. Isso fará liberar a área ao redor das rodas dianteiras. A seguir alterne a transmissão entre primeira e ré, girando as rodas o mínimo possível. Solte o pedal do acelerador durante a mudança e pressione levemente o pedal quando a transmissão estiver engrenada. Se algumas tentativas não forem suficientes para desatolar, você precisa ser rebocado.
Notas importantes em caso de atolar: Se girar o pneu em alta velocidade, os pneus poderão estourar resultando em ferimentos em você ou outras pessoas. Poderá haver superaquecimento da transmissão e outros componentes do veículo.
Importante para a conservação de seu veículo: Após dirigir na lama ou areia, limpe e verifique as lonas de freio. Estas substâncias podem causar frenagem irregulares ou lonas vitrificadas. Verifique também a direção, suspensão, rodas, pneus e sistema de escapamento.
No comments:
Post a Comment