Friday, February 11, 2011

Renault Captur

• Apresentado hoje por Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault, o CAPTUR é o segundo carro-conceito que reflete a estratégia de design da Renault.

• Com suas amplas dimensões e desenho robusto, este crossover esportivo simboliza a descoberta do mundo a dois.

• Seu motor diesel biturbo de baixa cilindrada combina prazer de dirigir, alta performance e baixas emissões de CO2.

“No Salão de Frankfurt de 2009, a Renault apresentou a sua nova identidade de marca, que coloca o ser humano no centro de suas preocupações. Como consequência, a nova e ambiciosa estratégia de design é baseada nas várias etapas da vida, com cada uma delas assumindo a forma de um carro-conceito”, explicou Laurens Van den Acker, Diretor do Design da Renault. O primeiro deles, o DeZir, é um coupê de dois lugares, que simboliza a paixão que acontece no início de toda história. Agora, o Renault CAPTUR representa a segunda fase deste ciclo, a descoberta do mundo a dois.

Como seu antecessor, o Renault CAPTUR representa o estilo “simples”, “sensual” e “aconchegante”, que progressivamente será a assinatura dos próximos carros da marca. “CAPTUR um crossover alegre e esportivo, destinado a um casal jovem, pronto para descobrir o mundo” diz Laurens Van den Acker. Já, o Diretor de Carros-Conceito da Renault, Axel Breun, acrescentou: “O CAPTUR é baseado no estilo lançado pelo carro-conceito DeZir, com um lado mais técnico e funcional, porém, sem abrir mão de ser extremamente atraente e bonito”.


Um Crossover que combina músculos e movimento
As dimensões e linhas do Renault CAPTUR lembram movimento e leveza, ao mesmo tempo em que mostram uma forte personalidade fora-de-estrada, cheia de “músculos”. Dando continuidade ao estilo do DeZir, ele não tem ângulos e nem linhas retas, mas formas sensuais e naturais. As principais fontes de inspiração de Julio Lozano, Designer de Exteriores da Renault, foram os esportes radicais e os atletas. “Para desenhar o CAPTUR, parti da imagem de um sprinter nos starting-blocks, com seus músculos tensionados e a potência produzida quando ele dispara”, explicou. Ele também se baseou nos equipamentos dos esportes radicais, aliando tecnologia, sofisticação e leveza, como os capacetes, as luvas e outras proteções corporais.

O Renault CAPTUR tem a mesma identidade da nova frente, apresentada pelo DeZir. Ela também se estrutura em torno do amplo logo Renault, verticalizado e posicionado sobre uma superfície com um traçado escuro, que confere o máximo de legibilidade. Os grandes paralamas têm um aspecto fosco, que destacam a percepção de robustez. Lâmpadas LED prolongam o pisca-pisca, através de um efeito de ondas que se propagam pela carroceria.

O Renault CAPTUR não tem apenas um apelo emocional: é um veículo prático e funcional. Quando retirado, o teto rígido revela uma estrutura em carbono. Assim, o CAPTUR pode se transformar, passando de coupê para conversível ou de veículo urbano para um fora-de-estrada. O seu lado esportivo é reforçado pelas portas tipo “asa” (élitro) e pneus superdimensionados de 22 polegadas, montados sobre rodas pretas e brancas, cujo padrão se repete ao longo dos flancos.

O Renault CAPTUR exibe uma carroceria de cor quente, alaranjada, que toma o lugar do vermelho do DeZir. Esta cor é declinada em diferentes nuances e materiais, tanto do lado de fora como do lado de dentro do veículo.


Interior aconchegante e leve
Desta forma, o habitáculo tem uma cor predominantemente laranja, com notas fluorescentes destacadas por uma difusão contínua da luz. “Meus principais temas de inspiração são o corpo humano, os esportes outdoor ou ainda o estilo urbano”, explicou Kana Watanabe, Designer de Cores e Materiais da Renault. “Queria que o veículo transmitisse aconchego e dinamismo”, explica a designer.

O interior do Renault CAPTUR é ao mesmo tempo simples de usar e aconchegante. A impressão de leveza transmitida pelo design externo ainda domina, como os bancos dianteiros ligados ao console central, que parecem estar suspensos no ar. O habitáculo é refinado e não tem nenhum equipamento supérfluo. Materiais inovadores foram utilizados de forma astuciosa, permitindo brincar com a luz e os efeitos óticos. O console central, os painéis das portas e o painel de instrumentos foram criados a partir de um material translúcido, como se fosse uma “segunda pele”. Na parte da frente, os cordames em tecnofibra ficam à mostra devido aos pontos luminescentes, presentes na maior parte do habitáculo. “Todo o interior foi concebido em torno desta rede de fibras elásticas esticadas, que remetem ao mundo da vela e do montanhismo. Elas dão ritmo a este interior através de jogos gráficos e luminosos, reforçando o dinamismo do veículo ao mesmo tempo em que dão leveza ao habitáculo”, resume Magali Gouraud-Borgers, Designer de Interiores da Renault.

O volante em couro cinza, os bancos dianteiros em carbono, típicos dos carros de corrida, e os pedais em alumínio reforçam o aspecto esportivo do veículo, dando continuidade às diretrizes iniciais.

Com seu assoalho forrado com três níveis de cordames, a traseira do veículo é uma área funcional:
- A disposição dos cordames tensionados permite ter porta-objetos moduláveis.
- A leveza elástica da estrutura é um convite ao relaxamento. É uma nova proposta de conforto, uma nova forma de se sentar, como se fosse uma rede.
- Por fim, o Renault CAPTUR brinca com a modularidade, oferecendo encostos articulados nas laterais do carro, criando dois verdadeiros assentos traseiros com cintos e apoios de cabeça. Assim, o CAPTUR pode acomodar quatro passageiros.


Inovação e alta performance sem gastar muito
O Renault CAPTUR é equipado com um motor-conceito diesel biturbo, desenvolvido com base no novo 1.6 dCi. Para atingir o objetivo de ser líder europeia em termos de emissões de CO2, a Renault se apoia principalmente em uma estratégia de downsizing. Trata-se de oferecer uma linha de motores térmicos que associam performance e consumo limitado paralelamente à linha de motores elétricos. O 1.6 biturbo se encaixa perfeitamente nesta estratégia. Graças à introdução da superalimentação, ele entrega 160 cv de potência para uma cilindrada de 1.6 litro, ou seja, uma potência específica comparável a motores como o do Clio R.S., por exemplo. O torque máximo de 38,7 mkgf está disponível desde os 1.750 rpm, garantindo retomadas rápidas em baixo regime e conforto ao dirigir em qualquer circunstância. Junto com a caixa de câmbio com dupla embreagem EDC, este grupo motopropulsor oferece um verdadeiro prazer de dirigir, com emissões de CO2 limitadas a 99 g/km.

Para melhorar ainda mais as suas performances, o Renault CAPTUR dispõe de um sistema inovador, que aumenta a tração em baixa velocidade. Quando uma das duas rodas motrizes perde aderência, o novíssimo diferencial mecânico autoblocante transmite todo ou parte do torque do motor disponível para a roda que tem mais aderência. Assim, a direção fica fluida nas estradas ou percursos escorregadios.

O Renault CAPTUR também está inaugurando o Visio-system, um recurso inovador que inclui uma câmera frontal no alto do parabrisa, associada aos dispositivos de auxílio à condução. Esta nova tecnologia insere imagens computadorizadas à projeção da estrada transmitida pelo monitor central. É a mesma técnica da realidade aumentada, que visa a complementar a percepção do mundo real, incluindo elementos fictícios. Este sistema permite uma condução mais tranquila, unindo segurança e conforto.



Fonte Renault

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...